Porque Adubidu?

Home » Porque Adubidu?

Bidu foi um viralata muito carinhoso que adotou a Coopersul por um curto período. Sempre alegre, acompanhava os trabalhos dos cooperados, e adorava pular nas leiras de compostagem, onde não raramente revirava os montes a procura de alguma sobra saborosa, ou então tirava uma soneca por cima de alguma delas, aquecendo-se das noites e dias frios. Apesar de simpático para seus colegas humanos, afugentava os coatis e outros animais que pudessem invadir o pátio de compostagem.

Fez amizade com um outro cãozinho que havia sido resgatado pelos Cooperados, o Scooby. Também sem raça, e também abandonado, mas de pelúcia. E pensar que cães, de alma e de pelucia, acabariam num mesmo lugar, resgatados pelo mesmo gesto: o de cuidado. Cuidado com os animais e com o meio ambiente. De alguma forma, o Bidu alegrava os espaços e amenizava a rotina do trabalho. De alguma forma, ele foi um coperado, um catador canino. Um pobre vira lata cheio de raça.

Bidu foi encontrado atropelado, à beira da rodovía próxima a Coopersul, numa manhã que passou a ser triste apenas para quem o conhecia. Para a maioria, apenas mais um cão atropelado e morto à beira da rodovia. Um estorvo à vista.

Bidu se decompôs em algum lugar. E sua memória virou adubo. Adubidu é uma singela homenagem ao Bidu e todos os demais amigos de quatro patas que alegram a vida do trabalhador brasileiro. Uma homenagem aos ciclos, aos reciclos, ao grande recicla vidas da natureza.

Bidu agora é o melhor amigo das plantas!

(viu ele ali no tronco da árvore?)